"No primeiro dia não estávamos muito bem, mas não nos deixamos abater por isso. No segundo, já ficamos empatadas com os Estados Unidos; no terceiro, conseguimos o sonhado primeiro lugar." É assim que Lívia Theodora Prado, competidora de três tambores, resume a participação da sua dupla com Renata Coelho, na Feria Internacional de David (República do Panamá).
A dupla - Livia e Renata - radiantes com a oportunidade.
Lívia conta que este é um dos maiores eventos daquele país e foi uma honra para ambas defender o verde-amarelo na arena em que competiram Panamá, Costa Rica, Venezuela e Estados Unidos.
O evento dura 11 dias, mas a prova dos três tambores aconteceu entre 20 e 22/03. Ela explica que o sorteio dos cavalos acontecia pouco antes da prova: "a gente descobria em qual cavalo iríamos montar com pouquíssima antecedência. Na sexta e no sábado (20 e 21/03/2015), não tivemos muita sorte com os cavalos e chegamos a desanimar um pouco. Porém, com oração e fé, não deixamos as coisas como estavam. Colocamos em nossa cabeça que precisávamos lutar e que ainda teríamos chance. A Renata seria a penúltima a passar, por isso a prova de domingo nos deixou em tensão total. Mas quando ela largou e retornou ao partidor, foi como se tudo estivesse resolvido: ela conseguiu o melhor tempo de toda a prova. Aí, junto com a minha média, o resultado nos garantiu o 1º Lugar".
O juiz americano, Bob Hess, entrega o troféu às campeãs brasileiras.
Costa Rica ficou em 2º e Estados Unidos em 3º.
Perfil
Lívia Theodora é de Bauru, monta desde criança, mas a paixão pelos três tambores começou aos 13 anos. Hoje, com 17 anos, acaba de entrar na faculdade de administração de empresas, mas sem qualquer plano de abandonar o esporte. Renata Coelho, de Taubaté, tem 27 anos e monta desde os 12 anos de idade. É casada com o treinador de três tambores André Coelho.
O evento
FIDA é a Feira Internacional de David, evento realizado anualmente no mês de março e famoso por reunir mais de 500 expositores que, motivados pelas infraestrutura e facilidades oferecidas, ampliam cada vez mais sua participação industrial, comercial, agropecuária, artesanal, folclórica e cultural.
Por sua diversidade atrativa, a Feira Internacional de David motiva a circulação de mais de 300 mil pessoas ao longo dos 11 dias de duração. David é a capital da província de Chiriquí, segunda mais relevante na República do Panamá.
Equipes finalistas, comissão técnica e torcida.