ANTT - Associação Nacional dos Três Tambores, principal entidade da modalidade no país, se prepara para realizar - entre os dias 10 e 12/08 - mais uma final de campeonato, para coroar as campeãs da temporada 2016/2017. Pelo segundo ano consecutivo, a final acontece na arena da FAICI – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba (SP), firmando novamente uma parceria que promete superar a final realizada no ano passado, considerada uma das melhores da história da ANTT.
Encerrar a temporada em um evento de grande porte e que cresceu muito nos últimos anos é motivo de orgulho para a ANTT, que vive um dos seus principais momentos, seja com o campeonato consolidado seja obtendo êxito no fomento da modalidade dos três tambores no Brasil.
A presidente da entidade, Silvana Bertato, avalia a temporada como um das mais expressivas da história da ANTT, estando presente em 12 cidades antes da final. “Marcamos presença em grandes eventos nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Considerando as distâncias, de evento a evento, no final terão sido percorridos 6500 km durante a temporada,” contabilizou a presidente.
Ana Carolina Cardozo, de Araraquara / SP, lidera o ranking da categoria principal e é a favorita ao título de 2017 (foto Rodolfo Lesse)
Para Silvana, outro número que demonstra a consolidação da ANTT é a quantidade de competidoras filiadas este ano. ”Encerraremos a temporada com a participação de aproximadamente 180 competidoras, muitas delas estreantes. Isso mostra que nosso campeonato é, sem dúvida, o mais almejado e - consequentemente - o mais disputado.”
Nesta final, estarão na disputa as principais competidoras da temporada, pontuadas durante oito etapas regulares e mais quatro etapas bônus. Ao todo, serão distribuídos mais de 100 mil reais em prêmios às finalistas desta temporada. Na Categoria Feminino, o título nacional da ANTT será disputado pelas dez melhores competidoras do ranking, valendo como Gold Race, no qual a campeã será premiada com um automóvel ‘zero’ km.
Líder desde o início da temporada, a paulista Ana Carolina Cardozo, de Araraquara (SP), é a principal favorita e busca seu primeiro título nacional pela ANTT. Porém, Ana vem seguida de perto pela goiana Viviane Gratão, que também busca seu primeiro título e ainda pela tetracampeã nacional, a paulista Fatiana Ferreira, que venceu consecutivamente nos últimos três anos, além do título nacional de 2009.
Entre as jovens competidoras da Categoria Mirim, as cinco melhores do ranking disputam o título da temporada. Despedindo-se da Categoria, mas mantendo o favoritismo, a goiana Tarcila Ferguson busca seu quarto título consecutivo e lidera com boa vantagem sobre as demais competidoras.
Ainda pela Categoria Feminino, as competidoras que terminarem a temporada regular entre a 11ª e a 20ª posição no ranking também se classificam para a final, na qual disputam o título da Silver Race, uma espécie de ‘série B’. Disputada desde 2013, a final Silver tornou-se um grande incentivo para as competidoras e dá a chance de um número maior de concorrentes estarem presentes na Final.
A prova terá a duração de três dias e cada competidora fará uma apresentação em todos eles. Os bônus serão diários, além da pontuação pela classificação geral da etapa, o que deixa a disputa ainda mais aberta e praticamente todas as classificadas terão chances matemáticas de título.
SOBRE A ANTT
ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada por um grupo competidoras da modalidade em 2003, com o objetivo de promover, valorizar, organizar e defender a prova dos Três Tambores, principalmente nas arenas de rodeio. Atualmente o Campeonato Nacional de Três Tambores, promovido pela ANTT, é o maior e melhor do país, presente em alguns dos principais eventos do calendário nacional e contando com a presença das mais renomadas competidoras da modalidade. Realizado consecutivamente desde 2004, o campeonato da ANTT é também o mais antigo campeonato em atividade no Brasil e o mais duradouro da história do rodeio nacional, completando 14 edições em 2017.
fonte: Assessoria de Imprensa (Luciana Omena)