Considerado o Maior Concurso de Salto Internacional Indoor do continente, evento reúne a elite do esporte na centenária casa do hipismo paulista. Entre 20 e 24/9, além das concorridas provas, haverá atrações paralelas para toda a família; o ápice do evento - GP World Cup - acontece na tarde de domingo (24/09), intercalado com o famoso desafio "carro x cavalo", finalizando com show especial de Afonso Nigro.
Na manhã dessa terça-feira (19/09), enquanto diversas equipes davam os retoques finais na arena que sediará o Concurso de Salto Internacional e Nacional Indoor, cavaleiros top do Brasil e do Uruguai participavam da coletiva de imprensa de abertura do evento que chega à sua 27ª edição. A partir dessa quarta-feira (20/09) até domingo (24/09), todos os holofotes estarão voltados para a Sociedade Hípica Paulista (SHP).
Estiveram presentes os cavaleiros olímpicos Felipe Amaral, atual campeão brasileiro e líder do ranking brasileiro Senior Top, e José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão brasileiro Senior Top 2015/2016 e campeão do GP Indoor 2010; o tetracampeão brasileiro senior top Francisco Musa e campeão do GP Indoor 2008; José Luiz Guimarães de Carvalho, campeão do GP Indoor 2006; Victoria Mendonça, campeã Sul Americana Junior 2016 e campeã brasileira Young Riders 2017; o cavaleiro pan-americano uruguaio Marcelo Chirico, campeão olímpico da Juventude 2000, e o cavaleiro Claudio Aleoni Arruda, portador de Síndrome de Down e professor do pônei clube da Escola de Equitação SHP.
Na composição da mesa estiveram também os dirigentes Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e Luiz Roberto Guigni, presidente da grupo 6 e membro do comitê executivo da Federação Equestre Internacional (FEI).
Coletiva de imprensa de abertura do evento: jornalista Carola May apresenta os componentes da mesa.
Marcaram presença os anfitriões Romeu Ferreira Leite Junior - presidente da SHP - e Caio Costa - diretor de Salto SHP, que destacou as muitas atrações paralelas, como a prova show 4 barras, que pode chegar a 2 metros, o desafio carro x cavalo, shows musicais e outras mais que foram planejadas para criar um final de semana muito agradável. Para o diretor, é um grande prazer estar na organização desse evento, sempre com o objetivo de superar as edições anteriores. Caio anunciou ainda o GP válido pela Final da Liga Sul-Americana para a Copa do Mundo 2018 em Paris, ranking Brasileiro Senior Top.
Felipe Amaral e Francisco Musa fazem sobre o preparo de cada um e chances de vitória
Os cavaleiros também falaram da importância do principal concurso da SHP. "É sempre uma honra competir no Indoor. Mesmo quando eu morava na Europa, vinha especialmente para competir aqui. Ainda não ganhei o GP, mas estou na batalha", disse Felipe Amaral. Para José Luiz Guimarães da Carvalho, ilustre representante da casa em busca do bi, "o Indoor é um dos Concurso mais difíceis de vencer e, a exemplo de outros cavaleiros, também me preparei durante o ano para chegar em forma no GP. Apesar de ser uma competição, existe um bom convívio entre todos os atletas e isso faz a diferença em nosso esporte".
José Luiz Guimarães da Carvalho, ilustre representante da casa em busca do bi
José Roberto Reynoso, 3º no ranking Senior Top, afirmou estar no páreo. "O ranking é um concurso que a gente quer vencer. Tive um começo de ano difícil, mas ainda tenho chances", disse o atleta que, em 2016, bateu na trave com o título de vice no GP Indoor. O uruguaio Marcelo Chirico, que monta FL Baloudarc (filho de Baloubet du Rouet), prometeu colocar muita garra em busca do título: "Meu cavalo ficou três anos sem saltar devido a uma cólica; agora, recuperado, queremos voltar com tudo e brigar pelo título do GP".
A palavra dos dirigentes
Para Ronaldo Bittencourt Filho, "o Indoor equipara-se aos melhores concursos hípicos do mundo, com cavaleiros e cavalos de altíssimo nível. Ao mesmo tempo, boa parte dos nossos jovens talentos que disputam o Sul-Americano da Juventude (2 a 8/10, na Argentina), também estão fazendo os ajustes finais no Indoor e em treinamento aqui, na Sociedade Hípica Paulista."
Luiz Roberto Giugni, por sua vez, apontou importantes mudanças para as modalidades do hipismo, que entrarão em vigor já no Odesur - Campeonato Sul Americano 2018, em Cochabamba (Bolívia). "Por conta das dificuldades do transporte aéreo e terrestre, altitude, infraestrutura e condições sanitárias, as modalidades do hipismo serão disputadas em outro local, provavelmente na Argentina ou Chile. A definição será anunciada pela Federação Equestre Internacional em novembro", disse o dirigente da FEI, que esteve na presidência CBH nos últimos dois ciclos olímpicos.
Programação
Ao todo, serão disputadas 23 provas de 1.10 a 1.60 metro, seis internacionais e 15 nacionais, com armação do percurso a cargo da renomada course-designer internacional Marina Azevedo. As principais provas internacionais acontecem na sexta-feira (22/09), qualificativa do GP, às 20h; o Small GP / Clássico, a 1.40 metro, no sábado (23/09), às 18h30, disputa válida pela Final do Hermès Young Talent, que premia o campeão com uma clínica conduzida pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa. No domingo (24/09), acontece o GP World Cup e Ranking Brasileiro Senior Top, com a 1ª volta às 14h30 e 2ª e decisiva volta às 18h.
Atrações paralelas
Duas provas show prometem levantar o público: sábado (23/09), prova de 4 barras que pode chegar a 2 metros ou mais; domingo (24/09), desafio carro x cavalo no intervalo do GP World Cup e Ranking Senior Top que encerra a competição. Participam do desafio carro x cavalo o tricampeão brasileiro de Stock Car, Chico Serra, e Daniel Serra, líder da temporada Stock e Beto Gresse, campeão do desafio na edição 2016.
Também no sábado (23/09), a Sociedade Hípica Paulista (SHP) mais uma vez inova em sua plataforma de entretenimento com diversas apresentações: destaque para o Universo Casuo, fundado por Marcos Casuo que atuou por 8 anos no Cirque du Soleil. Haverá ainda atrações musicais com os DJs Nando Jones e Pedro Sabie, Banda S.O.S, o cantor Afonso Nigro e Trio Titanium, Leilão Beneficente de Fotografia, Boulevard Gourmet e de lojas, apresentações de adestramento, volteio, entre outras.
A tradicional área kids, com passeio de pôneis, promete ser bastante movimentada. Somente no sábado e domingo (23 e 24/09) haverá cobrança de ingressos na portaria do Clube: valor de R$ 40. Crianças até 3 anos não pagam; até 10 anos, o valor é R$ 10. Parte da renda será revertida para atendimento de carentes na Equoterapia da Hípica.De quarta a sexta, 20 a 22/09: entrada gratuita.
CSI-W e CSN Indoor Sociedade Hípica Paulista - 20 a 24/09 Rua Quintana, 206 - Brooklin - São Paulo
Sobre a Sociedade Hípica Paulista
Fundada em 1911, a Sociedade Hípica Paulista é o primeiro e mais tradicional centro hípico de São Paulo e do Brasil. Celeiro de diversas gerações de cavaleiros e amazonas de renome internacional, o Clube localizado no Brooklin, coração da zona sul da capital, nasceu e se mantém como prestigiado ponto de encontro e convívio da classe empresarial e alta sociedade paulista.
Com cerca de 35 eventos hípicos ao ano, os mais tradicionais são os concursos internacionais de Salto Copa São Paulo e Indoor, este último realizado no extraordinário picadeiro coberto, fundado em 1965 e considerado o maior vão livre (sem pilastras) do mundo. Além do Salto, o Clube é ideal para a prática das modalidades Adestramento, Polo e Volteio. A Escola de Equitação da SHP, também aberta a não sócios, conta com Pônei Clube, Equoterapia e Equitação Lúdica, aulas de Adestramento, Salto e Polo.
Sobre o CSI/W Indoor
O Concurso de Salto Internacional e Nacional Indoor chega à 27ª edição na Sociedade Hípica Paulista. O Indoor foi idealizado por Romeu Ferreira Leite Junior, atual presidente da Hípica Paulista, que esteve à frente da organização nas primeiras 10 edições. Há quatro anos, Ferreira Leite voltou a promover esse que é o principal evento Indoor (em recinto fechado) das Américas e o mais esperado pela comunidade do hipismo na América do Sul.
fonte: Assessorias de Imprensa SHP e CBH