Cinco dos seis cavalos no GP Dierberger Fragances, a 1.55 metro, válido pelo ranking brasileiro senior top (rendimento máximo), no 84º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro (SP) são de criação nacional apontando para evolução da criação e trabalho dos cavaleiros.
Nesse sábado (7/9), Feriado da Pátria e 84º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), maior clube do hipismo brasileiro, o jovem talento paulista Guilherme Foroni estreou com Cornet Silver JMen, de apenas 8 anos, com vitória no GP, a 1.55 metro, válido pela 4ª etapa do ranking brasileiro Senior Top.
Guilherme Foroni com Cornet Silver JMen, orgulho para criação nacional (foto Luis Ruas)
Dos 37 conjuntos, conforme a regra, 12 habilitaram-se à 2ª volta, dentre os quais nove sem faltas. Mas somente três fecharam os dois percursos idealizados pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti sem derrubes. Antepenúltimo em pista, Guilherme e Cornet Silver JMen, garanhão filho de Cornet Obolensky em Calisco JMen, foram perfeitos: duplo zero em 41s99, marca que lhes garantiu a vitória no GP.
"Eu monto o Cornet Silver, de propriedade do Haras Agromen, desde os quatro anos. Muitas vezes achei que o desenvolvimento dele era tardio, mas hoje, em nosso primeiro GP juntos, garantimos a vitória", disse Guilherme, 26, que já "cavalgava na barriga da mãe" e é considerado especialista na formação de cavalos novos."Agradeço ao Haras Agromen por confiar o Cornet a mim e também ao meu pai Edgar que sempre acreditou nele. No dia a dia treinamos no Haras Catherine em São Roque, de propriedade da minha família, mas agora sou recém sócio do Clube Hípico de Santo Amaro e vou dividir a minha agenda para trabalhar aqui também. Nossa próxima competição é o GP Internacional do Indoor na Hípica Paulista e depois do Haras Agromen, criatório do Cornet e onde eu também gostaria de muito de vencer."
Ronaldo Bittencourt Fº, Ricardo Pires e Francisco Mari com os vencedores do GP (foto Luis Ruas)
Sagrou-se vice-campeão o cavaleiro amador da casa Marcio Appel que apresentando Challenger Z, um sela holandês de 14 anos, com duplo zero em 47s92. A 3ª colocação ficou com a amazona paranaense que defende São Paulo Luciana Camargo com Cayanna B Jmen II, animal de criação nacional do Haras Agromen de 10 anos, duplo zero, 49s49.
Dos seis primeiros colocados, somente Challenger, do vice-campeão Mario Appel, não é de criação nacional. "Esse resultado aponta para evolução da criação nacional e também o bom trabalho feito por nosso cavaleiros e amazonas na formação dos cavalos", destacou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, que participou da cerimônia de premiação ao lado de Ricardo Pires, diretor da Dierberger Fragances, e do anfitrião Francisco Mari, presidente do CHSA. O GP distribuiu R$ 80 mil de um total R$ 330 mil em jogo nas 42 provas do Aniversário, com cerca de 2 mil participações.
Ranking brasileiro senior top após 4 de 9 etapas
Com o resultado de hoje, o carioca Marcello Ciavaglia lidera o ranking brasileiro senior top com 112,5 pontos, seguido de perto pelo paulista José Roberto Reynoso Fernadez Fº, 112 pontos, o brasiliense Flávio Grillo, 96,5 e Guilherme Forni, 95,5 pontos, por São Paulo. A 6ª das 9 etapas do ranking brasileiro senior top 2019 acontece durante o Concurso de Salto Internacional Indoor, entre 24 e 29/9, na Sociedade Hípica Paulista.
Agenda
Ainda nesse sábado (7/9), acontece a decisão da 5ª Etapa do Longines Extreme Teams Challenge. E, nesse domingo, 8, o Clássico Termo Gel, a 1.40 metro, encerra a competição.
GP Dierberger Fragances - 1.55 metro
Campeão Guilherme Foroni / Cornet Silver JMen - FPH - 0/0/41s99 Vice Mario Appel / Challenger Z - FPH - 0/0/47s93 3° Luciana Camargo / Cayanna B JMen II - FPH - 0/0/49s45 4º José Luiz Guimarães de Carvalho / Lousiania JMen - FPH - 0/4/40s49 5º Rodrigo Chaves Nunes / Diamant SH - FPH - 4/0/44s30 6º André Nascimento Xavier / GR Garuda - FPH - 4/0/45s08
84º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro Rua Visconde de Taunay, 508 Entrada Franca
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)