Brasileiros emplacam em diversas provas na meca do hipismo mundial que fecha neste domingo (19/9), com GP Rolex, a 1.60m, com 1 milhão de euros em jogo.
Nessa sexta-feira (17/9), tops brasileiros voltaram a emplacar no centenário CHIO Aachen, na Alemanha, considerado a meca do hipismo mundial. Montando Mosito van het Hellohof, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Bernardo Alves garantiu o 2º posto na prova de velocidade Prêmio VBR, a 1.50m, em duas fases, sem faltas, 33s31. Sagrou-se vencedor Bertram Allem, cavaleiro olímpico da Irlanda, que montando FTS Killossery Konfusion zerou em 32s88.
Já no Prêmio Soers, a 1.50m, Luiz Felipe de Azevedo Filho, o Felipinho, com Chacito garantiu o 4º posto, pista limpa, 64s23. Sagrou-se vencedor Sanne Thijsse com Tippy Z, da Holanda, que cruzou a linha de chegada sem faltas em 59s57. Finalmente, no tradicional Prêmio Nord Rhein Westfalen, Felipinho levou Hermes van de Vrombautshove ao 5º posto com apenas 1 ponto perdido na 1ª passagem. Somente três dos 51 conjuntos foram ao desempate e o título ficou com o francês Nicolas del Motto com Urvoso du Rocho, seguido pelo campeão olímpico britânico Scott Brash apresentando Hello Jefferson, ambos sem faltas, em 45s03 e 45s81.
Na abertura da modalidade CHIO Aachen, em 15/9. O cavaleiro pan-americano Felipe Amaral estreou em Aachen com direito a vitória. Montando Germanico T, garanhão BH filho de Numero Uno de 14 anos, Felipe Amaral, 30, venceu a prova de velocidade sem faltas em 57s74, superando 47 conjuntos top mundiais.
A principal competição será no GP Rolex, a 1.60m, no domingo (19/9), com 1 milhão de euros em jogo, em que, até o momento, Bernardo com El Torreo de Muzze está qualificado pela sua atuação na Copa das Nações, em 16/9, e também o top brasileiro Marlon Zanotelli, por ser o atual campeão pan-americano, e outros a confirmar. Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil, e Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, acompanham a competição.
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araujo / Isabella Campedelli)