top of page
Buscar
Carola May

João Paulo Gouveia, filho de recordista de vitórias no Guiness, a postos no Paulistão 2022

João Paulo Gouveia, 36, vem em franca ascensão como cavaleiro titular do Haras Rosa Mystica, criatório de ponta que tem investido forte em sua carreira. Longevidade no hipismo e bons cavalos fazem a diferença.


Nessa semana, entre 2 e 5/6, o Paulistão 2022 - campeonato estadual promovido pela Federação Paulista - chega à quarta semana no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Nessa última semana estão em jogo os títulos estaduais Senior, 1.40m, e Senior Especial, 1.30m, disputas que acontecem concomitante à 5ª Copa Santo Amaro de Salto, maior ranking interclubes do país.


Estarão em pista diversos conjuntos consagrados, como José Roberto Reynoso Fernandez Filho, hexacampeão brasileiro senior top, o medalhista pan-americano Cesar Almeida, Pedro Tavora de Mattos, Andrea Muniz, Rafael Ribeiro, entre muitos outros.

Destaque também para a participação dos cavaleiros Raphael Machado Leite, campeão brasileiro senior 2022, Renato Junqueira Arantes, campeão brasileiro senior especial, e João Paulo Gouveia dos Santos, vice-campeão brasileiro senior especial 2022, que busca seu primeiro título estadual entre os seniores.

João Paulo Gouvea com Iluna, égua recém importada pelo Haras Mystica (Luis Ruas)
João Paulo Gouvea com Iluna, égua recém importada pelo Haras Mystica (Luis Ruas)

Trajetória especial

De fato, João Paulo Machado Gouvea, 36, tem hipismo na veia. Filho do saudoso Gilmar Gouvea (in memorian), pioneiro no hipismo rural, ícone em provas de velocidade com direito a registro no Guiness Book em 1994, João - que colecionou inúmeros títulos na juventude, no Hipismo Rural e Salto - vem se firmando cada vez mais no grupo de profissionais de ponta em atividade no país. Atualmente, João está radicado em Cotia (SP) e é o cavaleiro titular do Haras Rosa Mystica, criatório de ponta de cavalos BH e que também vem forte investindo em sua carreira. "Praticamente nasci no lombo de um cavalo. Minha família sempre foi ligada ao mundo dos cavalos, mas me recordo de montar desde meus 5 anos de idade. Minha primeira lembrança é na garupa de meu pai em seus muitos galopes da vitória", lembra João.


Quem conheceu seu pai, Gilmar Gouvea, não esquece de seu arrojo e categoria como cavaleiro, chegando a ser conhecido como Mister Guarujá, hexacampeão em históricas provas de hipismo rural à beira mar. "Meu pai foi um homem do cavalo e para o cavalo. Ele era incrível e tinha o dom de escolher bem os cavalos, sabia entender a cabeça e a linguagem de cada um através de uma conexão muito forte que ele estabelecia com eles. Também foi um dos maiores comerciantes de cavalos do Brasil e sempre muito admirado pelas suas proezas. Tenho muito orgulho de ser seu filho", afirma o cavaleiro, que detêm inúmeros títulos na juventude tanto no Salto como Hipismo Rural.


"Meu pai foi seis vezes campeão no Guarujá que, na época, recebia a principal prova do ano no calendário hípico de hipismo rural. Também obteve inúmeros títulos Nacionais, Regionais, Brasileiros de Salto e contou com patrocínio de grandes empresas como Coca Cola, Sadia, Melitta, Schincariol. Ao mesmo tempo, formou muitos cavaleiros que, até hoje, disputam provas e vivem do cavalo. Foi recordista mundial do Guinness Book com o maior número de vitórias com cavalos em 1994", lembra João, que vem de um vice na Copa Ouro "Haras Rosa Mystica", no Nacional de Maio no Clube Hípico de Santo Amaro (22/5). Disputa essa em que, coincidentemente, Renato Junqueira - o campeão brasileiro senior especial - foi campeão.


João Paulo Gouveia em ação com sua craque Doria One Mystic Rose (Luis Ruas)
João Paulo em ação com sua craque Doria One Mystic Rose (Luis Ruas)

No Paulistão 2022, João estará a postos com duas montarias na série Senior: Iluna e Cest la Vie SCF, duas éguas de 14 anos, recém importadas pelo Haras Rosa Mystica. Com sua principal montaria, Doria One Mystic Rose, João disputa a 51ª Copa São Paulo na Sociedade Hípica Paulista, entre 8 e 12/6, onde também volta a saltar com as éguas recém chegadas ao Brasil.


Estrutura de ponta

A parceria com Haras Rosa Mystica começou em 2019. "Juntos, estabelecemos metas, sonhos e construímos estratégias. A equipe do Haras sempre visa ao que for melhor para o cavalo, ou seja, equipe veterinária, tratadores, técnicos, ferreiros, infraestrutura de apoio de ponta. Sem contar que a criação está em constante evolução, produzindo cada vez mais animais que encantam a qualquer amante do hipismo. Contamos com uma estrutura ímpar, que proporciona o máximo desenvolvimento físico e mental dos animais", afirma João, que vem com tudo na temporada 2022 e galgando importantes resultados.

Clube Hípico de Santo Amaro Paulistão 2022 e Copa Santo Amaro

2 a 5/6/2022 Rua Visconde de Taunay, 508 – São Paulo/SP

fonte: Informações Carola May

bottom of page