top of page
Buscar
Carola May

Stephanie Macieira vence seu primeiro GP Internacional nos 89 anos do Clube Hípico de Santo Amaro

O GP armado por Marina Azevedo, course-designer do Pan-americano 2023, encerrou o Internacional e Nacional de Salto em comemoração ao aniversário do clube. Para a campeã Stephanie, a vitória é a coroação de trabalho de 5 anos com seu cavalo Rasputin JMen, de 12 anos, que vem em franca ascensão.


Stephanie Macieira e Rasputin JMen II no merecido galope da vitória (foto Felippe Saad)
Stephanie Macieira e Rasputin JMen II no merecido galope da vitória (foto Felippe Saad)

Nesse domingo (8/9), o GP Internacional, a 1.60m, encerrou o 89º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro, maior polo hípico do país, na zona sul da capital paulista. Sagrou-se campeã pelas cores do Brasil a amazona carioca Stephanie Macieria com seu Rasputin JMen II. Largaram na 1ª passagem 27 conjuntos e, conforme a regra, os 12 melhores - entre os quais dois sem faltas e três com apenas um derrube - foram para a 2ª e decisiva volta com armação da course-designer internacional Marina Azevedo, responsável pelos percursos no Pan 2023.


Stephanie e Rasputin JMen, Brasileiro de Hipismo de 12 anos, zeraram a 1ª volta e fecharam a 2ª com apenas uma falta em 55s76. Sagrou-se vice-campeão Raphael Machado Leite com Carisma JMen, que também fechou com apenas um derrube na 2ª volta, em 56s15. Também com somente um derrube na 1ª volta e pista limpa na 2ª em 56s47, Guilherme Foroni com Cornet Prince JMen emplacou em 3º lugar.


"Estou montando o Rasputin há 5 anos. Comprei ele com 7 anos, saltando a categoria Amador Top, e agora ele está com 12 anos. Então nos conhecemos bem. Acho que tivemos muita paciência, resiliência e dedicação. A gente bateu na trave algumas vezes, ele saltando bem e hoje chegou hora", comemorou Stephanie, 36.


Penúltima em pista, a campeã Stephanie revelou sua estratégia. "O Raphael Machado Leite, que estava zerado, era último e seria rápido e já havia outro conjunto com quatro pontos rápido. Então eu sabia que não podia apostar tudo em fazer percurso limpo. Acabamos cometendo uma falta, mas mesmo assim nosso tempo foi suficiente", que também dedicou sua vitória ao trabalho em equipe. "Tem muita gente trabalhando junto para tornar isso possível, a começar pelos proprietários, sem eles não teria oportunidade de montar um cavalo como esse. Minha família que está sempre me apoiando e toda minha equipe que é muito grande. Perder a gente perde sozinho, mas para ganhar a gente precisa de muita gente."


Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação José Luiz Guimarães de Carvalho com Cornet Phaeton JMen, seguido por Vitor Dantas Medeiros montando More than Extra, e o campeão pan-americano Stephan Barcha, 5º em Paris 2024, que se apresentou com Chantily JMen, respectivamente com 4, 5 e 8 pontos perdidos na soma das duas passagens.


A disputa que distribuiu R$ 200 mil em premiação foi válida pela 7ª Etapa do ranking brasileiro Senior Top e etapa da liga sul-americana para a final da Copa do Mundo 2025, na Suíça. Ao todo, o 89º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro contou com 40 provas de 1 a 1.60m com premiação total de 475 mil reais.


Vencedores do GP Internacional CHSA 89 anos no pódio comemorativo (foto Felippe Saad)
Vencedores do GP Internacional CHSA 89 anos no pódio comemorativo (foto Felippe Saad)

GP Internacional CHSA 89 anos

Campeã Stephanie Macieira / Rasputin JMen II - Brasil - 0/4 - 4/55s76

Vice Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio - Brasil - 0/4 - 4/56s15

3º Guilherme Foroni / Cornet Prince JMen - Brasil - 4/0 - 4/56s47

4º José Luiz Guimarães de Carvalho / Cornet Phaeton JMen - Brasil - 4/0 - 4/50s40

5º Vitor Dantas Medeiros / More Than Extra - Brasil - 5/0 - 5/58s26

6º Stephan Barcha / Chantilly JMen - Brasil - 8/0 - 8/50s23



fonte: Informações Imprensa CBH (Carola May)

13 visualizações

Comentários


bottom of page