top of page
Buscar

Um 2025 promissor para o olímpico João Victor Oliva

Foto do escritor: undefined

Cavaleiro olímpico do Hipismo e medalhista pan-americano do Adestramento vence concurso internacional para Cavalos Novos 7 anos na estreia da temporada, dias 9 e 10/3, em Jerez de La Frontera, na Espanha.


foto: Felipe Druda
foto: Felipe Druda

Visando aos desafios internacionais e Mundial de Cavalos Novos 2025, o cavaleiro olímpico João Victor Marcari Oliva, 29, vice-campeão pan-americano 2023, montando Mantovani’s Orion de La Gesse garantiu duas consistentes vitórias no tradicional Concurso de Dressage Internacional – CDI Real Escuela 2025 – em Jerez de La Frontera, na Espanha. A dupla competiu na categoria "animais de 7 anos" do Internacional de Cavalos Novos CDIYH, reservada a cavalos novos de 5, 6 e 7 anos.


No domingo (9/3), na prova Preliminary, o conjunto (cavalo/cavaleiro) registrou 74.018% de nota média final na avaliação dos juízes e, na segunda-feira (10/3), na Preliminary Final, a nota subiu para 75.386%. “Orion é um cavalo em que deposito muita esperança. Ele já vem ganhando nessa categoria, que é uma categoria forte, com movimentos muito exigentes. Ele tem uma facilidade de aprendizado grande, mas ainda tem muito que melhorar. Essa foi a primeira prova do ano, e estou muito satisfeito com o resultado”, comentou o atleta no final da competição.


Atuaram no júri, os juízes olímpicos Leif Toernblad (Dinamarca), Peter Holler (Alemanha) e Magun Ringmark (Suécia). Orion é filho de Escorial, montaria de Oliva nos Jogos de Tóquio 2020 +1 e no Mundial de Adestramento / Dressage de 2022 em Herning, Dinamarca.


Ao longo da temporada, o conjunto volta à pista em seletivas rumo ao Longines FEI WBFSH – Dressage World Breeding Championship -, disputa anual entre raças que revela a nova geração de animais da modalidade olímpica (conhecida no Brasil como Adestramento) e que, em 2025, acontece entre 5 e 10/8 em Verden, Alemanha.


Em 2024, na competição realizada em setembro, em Ermelo, na Holanda, João Victor e Orion competiram na categoria 6 anos, registrando notas acima de 75%. Cavalo da raça Puro Sangue Lusitano Orion nasceu nos campos de Helen Bourges, Haras de La Gesse, em Boulogne sur Gesse, França, e é propriedade de Thiago Mantovani, da Mantovani´s Horses, de Portugal.

Se conseguir a vaga no Mundial de Cavalos Novos 2025, o paulista de 29 anos radicado em Portugal se mantém como o cavaleiro brasileiro com maior número de participações na competição: em 2022 e 2023 se apresentou com Mantovani’s Nuelo, atingindo as maiores notas para a raça Lusitana em um Mundial de Cavalos Novos.



fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo ) 

 
 
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.

bottom of page